top of page

COMEMORAÇÃO DOS 50 ANOS DO ITBT – JUBILEU DE OURO

1972-2022

Foi uma grande alegria poder participar desse momento ímpar, único e de muita celebração!

Uma instituição completar 50 anos de atividades ininterruptas, 100 semestres de aulas, é algo extraordinário! E ainda mais, com a presença de um dos seus casais fundadores: Pr Nelson e Adelaide Junges. E não só contar com a presença, mas também poder ouvir uma mensagem inspirada do Pr Nelson, de admoestação e ânimo para que a Obra continue, foi muito motivador...

Instituto teológico

A necessidade de formação de pessoas vocacionadas para servir em contextos diversos, tanto no Brasil, como em outros países tem levado muitos a procurarem o ensino teológico. Após compreender a importância do preparo para servir melhor no Reino de Deus, os vocacionados buscam conhecer para ensinar a Palavra de Deus de forma Cristocêntrica e Bibliocêntrica.

No início do movimento Reformador da Igreja de Deus nos Estados Unidos o foco principal em relação ao ensino era o de alcançar e ganhar pessoas a causa do Senhor, a mensagem tinha urgência e os pregadores eram denominados de “mensageiros voadores”. Não tinham tempo a perder com qualquer outro objetivo. Assim que o treinamento de novos líderes para o ministério se fazia somente pelo “método experimental”, não havia tempo para o ensino formal e o ensino da teologia. “Método experimental” significava: aquele que se sentia chamado ao ministério deveria passar um tempo na companhia de um ministro mais experiente, antes de assumir o ministério sozinho. Isso acabou gerando pessoas não preparadas o suficiente a assumirem a tarefa e, consequente, o abandono do ministério. Nesse tempo os Líderes do Movimento Reformador da Igreja não concordavam com as instituições teológicas existentes – as quais consideravam como meras fábricas de pregadores, ligados demais a um plano teórico, que ficavam em falta com o estudo da Bíblia e com a espiritualidade, indispensáveis ao ministro da palavra. Daniel Warner ao se expressar sobre o assunto disse que tudo o que uma pessoa precisa é falar a língua do povo (inglês simples) e estar cheio do Espírito Santo para apresentar Cristo aos pecadores que estão morrendo. Mas com o passar dos anos, começou a perceber que há valores na educação para o ministério, além das habilidades de se falar uma língua. Portanto, marcou-se para dezembro de 1895 o início do “curso de estudo bíblico preparatório para o trabalho na vinha do Senhor”, liderado pelo movimento. Infelizmente o irmão Warner adoeceu e faleceu no mesmo mês, o que impediu o primeiro curso a se efetivar. No entanto, nos últimos anos da década de 1890 foram fundados lares missionários por equipes de obreiros que se instalavam na cidade para conduzir campanhas evangelísticas. Nesses lares, obreiros jovens que Deus havia chamado para a obra, recebiam treinamento e o suprimento de suas necessidades básicas como o alimento e roupas, mas não eram remunerados, viviam ali pela fé. Os lares foram o fundamento para futuros seminários e universidades. Por exemplo, um destes lares foi o Lar Trombeta, no qual em 1917 residiam em torno de 65 obreiros que trabalhavam na Companhia da Trombeta do Evangelho e se reuniam regularmente para estudar a Bíblia. Em 1919 principiou a Escola Anderson de Treinamento Bíblico, e no ano de 1928 já obteve aprovação da assembleia dos ministros para se tornar Universidade e Seminário Teológico. Em 1937 foi credenciada pelo departamento de educação do Estado de Indiana. Em torno do ano de 1950 começou a ser oferecido um curso pós-universidade. Ao mesmo tempo, outros lares se transformaram em seminários em diferentes estados e também em outros países.

Instituto Teológico Boa Terra

O ITBT tem um papel fundamental na formação ministerial da Igreja de Deus.  O ITBT iniciou suas atividades em Nova Esperança, Dona Emma – SC, no ano de 1923, entre os imigrantes alemães.
Logo, o trabalho se expandiu para outros locais, e com essa expansão, surgiu à necessidade de treinar novos líderes, para atender melhor o trabalho, e fundar novas Igrejas. Algumas décadas se passaram, até surgirem às primeiras Escolas de Treinamento de Líderes, que funcionaram junto a Igrejas locais, de onde saíram vários Pastores e Obreiros. Foram três Escolas Precursoras que antecederam à Fundação do Instituto Teológico Boa Terra, a saber:

1. Escola Bíblica em Rio das Antas – SC. Em 1949 e 1950, os Pastores Salomon e Heinrich Weissburguer, que treinaram vários Pastores e Obreiros.

2. Escola de Treinamento de Líderes em Marechal Cândido Rondon –PR. Em 1964 o Missionário David Méier abriu uma Escola de Treinamento de Líderes, de onde também foram treinados alguns Pastores e Obreiros.

3. Escola de Treinamento de Líderes em Fanny, Curitiba – PR. Em 1966, o Missionário Rúben Malzon também iniciou uma Escola de Treinamento de Líderes, de onde também saíram vários Pastores e Obreiros.


Finalmente, no dia 05 de março de 1972, o Instituto Bíblico Boa Terra foi inaugurado em sua sede própria, à rua Pastor Adolfo Weidmann 3024, no bairro do Guarituba, município de Piraquara – PR (região metropolitana de Curitiba), sob a liderança de três casais Pastorais: Nelson e Adelheid Junges, Edgar e Cilli Henke e Missionários Maurício e Dondeena Caldwell.


A primeira turma, composta por 13 alunos, fez o Curso de Teologia Ministerial, cuja duração máxima era de três anos, visando a formação de Pastores e Obreiros.


No ano de 1976 o Currículo foi reformulado, passando a oferecer dois cursos: “Educação Cristã” (2 anos de duração); e “Teologia Ministerial” (4 anos de duração).


No dia 08 de Novembro de 1988, o nome da instituição foi alterado para “Instituto Teológico Boa Terra”(conforme a 50ª Ata da Assembléia Geral da Igreja de Deus no Brasil).


No ano 2000 o Currículo foi readaptado para três anos de duração, oferecendo três opções diferentes: “Fazedor de Tendas” (um ano de duração); “Pedagogia Cristã” (dois anos de duração; e “Teologia Ministerial” (três anos de duração).


A partir de 2007, o Currículo foi novamente reformulado, com a duração máxima de quatro anos, com três opções diferentes: “Matérias Avulsas (individuais); “Pedagogia Cristã” (dois anos de duração); e “Teologia Ministerial” (quatro anos de duração). A respeito da Teologia Ministerial, o aluno permanece três anos no Instituto Teológico Boa Terra e no quarto ano o mesmo faz uma integralização junto a uma Faculdade reconhecida pelo Ministério da Educação. Para isto existem várias opções e a instituição tem parceria com uma.

 

O Nome Instituto Teológico “Boa Terra”, tem como base bíblia a parábola do semeador de Mt. 13.1-8, 23. Onde lemos a partir do verso três: “...Eis que o semeador saiu a semear. E, ao semear; uma parte caiu a beira do caminho, ... outra caiu em solo rochoso... outra caiu entre os espinhos, ... e outra, enfim, caiu em boa terra e deu fruto: a cem, a sessenta e a trinta por um”. Conforme a explicação de Jesus nos verso 18 a 23 somente a que caiu em boa terra é que produziu frutos permanentes. “mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve a palavra e a compreende; este frutifica, e produz a cem, a sessenta e a trinta por um”.

As opções para formação

ITBT SUL

Presencial

Básico em Teologia - 1 Ano

Médio em Teologia - 2 Anos

Teologia Ministerial - 3 Anos

Aulas noturnas

Opção de moradia (Famílias e Solteiros)

Piraquara PR

  • Facebook
  • Instagram
logo ITBT.png

ITBT NORTE

Presencial

Aulas em tempo Integral

Moradia (Famílias e Solteiros)

Itaituba PA

  • Facebook
  • Instagram
logo ITBT.png

ITBT ONLINE

Online

Duração 2 anos

1800 horas aulas e 100 créditos

31 disciplinas

3 blocos

Aulas 100% online

  • Instagram
Sem título-1.png
logo sul sem nome (globo).png
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco

© 2021 Convenção Nacional das Igrejas de Deus
CNPJ: 76.709.831/0001-07

bottom of page