top of page

Com quem começou?

No final do século XIX a Igreja enfrentava sérios problemas, principalmente aos olhos de Deus. As pessoas viviam na incredulidade, esquecimento das bases do Cristianismo e frieza na fé. Apesar de uma religiosidade formal, vivia-se uma completa apostasia. Tratava-se de uma derrota que se impunha à igreja, cerceando o seu crescimento e prosperidade.

O orgulho pessoal é uma das armas poderosas para desencadear a frieza espiritual e é muito estimulado por Satanás para tentar destruir a Igreja de Deus, a qual pertencem todos aqueles que se consagraram e se santificaram ao Senhor, pois o mesmo Senhor disse: “e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16.18b).

Apesar dos ataques do inimigo, os que permaneceram fiéis uniram seus esforços para resgatar os verdadeiros valores da igreja. Entre estes temos Daniel Sidney Warner.

​

​

Saiba mais sobre Clicando Aqui

Daniel Sidney Warner igreja de deus no brasil

Nossos valores

SALVAÇÃO

​

No processo da criação humana, Deus não nos destinou para o inferno, mas para a salvação, pois independentemente da condição física-espiritual em que estejamos, Ele nos quer juntos dele (1 Ts 5. 9 e 10).  O evangelho tem poder contido que resulta em salvação para todo o que nele crê (Rm 1.16). Em nada e em ninguém sobre a face desta terra e no universo há salvação que não seja no nome de Jesus (At 4.12).

Há uma cidade preparada para todo aquele que não segue aquilo que acha que é certo, mas sim, segue à risca a Palavra de Deus. Ela é o único manual, quem o observa não tem porque procurar coisa alguma em qualquer lugar, uma paz muito grande invade a mente e a alma (Is 26.1-3).

 

SANTIDADE

​

Toda correção no seu início parece que faz mal, fere a quem a recebe, porém ela produz aperfeiçoamento naquilo em que se estava errando. Teologicamente esse fato se chama Santidade (Hb 12.10.).

​

UNIDADE

​

Quando estamos inseridos num corpo, seja ele qual for, faz-se necessário que falemos a mesma língua e busquemos conviver em paz com todos, pois isso traz estabilidade interior e progresso. Todos olhando para o mesmo objetivo e obedecendo ao mesmo ditado. Para conviver bem, precisamos de compreensão e muita paciência para não pôr tudo a perder. Sendo assim, chegamos à plenitude do nosso Senhor Jesus (Ef 4. 1-5;13).

História no Brasil

O  início do trabalho da Igreja de Deus no Brasil também foi marcado por pessoas consagradas e grandemente usadas por Deus, que deixaram seu país, seus amigos, sua cultura e vieram para uma terra desconhecida, não como escravos, mas como pessoas corajosas e decididas. Tinham temor, determinação e muito amor no serviço do Mestre, servindo ao Deus vivo e confiando nas suas promessas. E Deus, com sua infinita misericórdia, esteve com nossos pioneiros, encorajando-os e animando-os a levarem a palavra de Deus adiante, com este poder superaram todas as dificuldades e semearam as Boas Novas do Evangelho em vários estados brasileiros.

​

A Reforma da Igreja de Deus teve seu desenvolvimento inicial num período em que o caráter da população da América do Norte estava se modificando rapidamente. A razão primordial dessa mudança foi uma grande onda de imigrantes de outros países. Em todas as nações da Europa, e também em outras partes do mundo, os Estados Unidos da América foram declarados como “a terra da oportunidade”, e multidões responderam.   As inúmeras nacionalidades, de várias culturas e diversas línguas, tornaram-se parte de uma nova vida num novo mundo.

​

A mensagem do Movimento Reformador da Igreja de Deus partiu dos Estados Unidos da América para muitos países, inclusive à Alemanha, recebendo grande aceitação e edificando muitas congregações.

​

Devido às circunstancias econômicas da Alemanha, em 1897, agricultores alemães emigraram para Wollínia (Polônia) e Cáucaso (Rússia). Nestes países estabeleceram-se comprando propriedades, edificando casas e igrejas. Durante sua estadia nestes países conheceram a mensagem da Igreja de Deus e a aceitaram como bíblica.

​

Com a queda do Czar (imperador da Rússia) e a entrada do comunismo, vários irmãos resolveram imigrar para o Brasil, na tentativa de obter um lugar seguro, política e economicamente.

​

Tudo começou no Brasil no estado de Santa Catarina aonde no dia 03 de dezembro de 1922, os imigrantes alemães chegaram à ilha de Flores (Angra dos Reis), no Rio de Janeiro. Ficaram retidos neste porto durante dez dias, pelo Departamento de Migração, com iminência de serem enviados às plantações de café em Minas Gerais. Não aceitaram a proposta do governo brasileiro pelo fato de terem contato com famílias alemãs já radicadas em Santa Catarina. A bordo de um cargueiro partiram para Itajaí - SC. Após passarem por Blumenau - SC, seguiram caminho até “Hansa Hammonia”, hoje Ibirama, chegando a esta localidade em 18 de dezembro de 1922. Armaram as suas tendas e passaram o Natal daquele ano em meio a um misto de sentimentos de alegria, tristeza e expectativas. Indo adiante e penetrando no interior, chegaram ao que viria a ser a nova colônia: “Nova Esperança”, nome dado por vontade dos colonizadores.

​

Na Páscoa de 1923 foi celebrado o primeiro culto, na cabana do irmão Michael Meglin. O culto foi ministrado pelo pioneiro Adolf Weidmann. Nesse culto foram enfatizados dois pontos básicos: 1 - A grande esperança para o futuro do ser humano, devido à ressurreição de Cristo (1 Pe 1.3) e 2 - “Não me envergonho do Evangelho” (Rm 1.16); desafiando assim os irmãos a levarem a sua fé adiante.

​

Após alguns meses os cultos foram transferidos para a barraca de Heinrich Gillung, e mais tarde para a residência de Gustav Weidmann.

No dia 14 de dezembro de 1924 foi inaugurada a primeira capela da Igreja de Deus em Nova Esperança, e no dia 08 de outubro de 1931, no distrito de Hammonia, no município de Blumenau – SC foi registrado o primeiro Estatuto da Igreja de Deus no Brasil, ou seja, a Igreja passou a ser reconhecida oficialmente.

​

O Senhor nosso Deus abençoou os seus filhos ricamente. As atividades estavam crescendo, os irmãos Weidmann acharam por bem solicitar aos irmãos da Junta Missionária dos EUA, que enviassem ao Brasil um missionário que falasse a língua alemã. O pedido foi atendido e, em 26 de novembro de 1935, chegaram como Missionários os irmãos David e Lilian Meier, trazendo também seus dois filhos. Estabeleceram, inicialmente, residência em Nova Esperança - SC.

​

Em 1936 chegaram ao Brasil os irmãos Salomon e Heinrich Weissburger, vindos da Alemanha, fixando residência em Nova Esperança.

Primeiros Líderes em Nova Esperança: Adolf Weidmann, Gustav Weidmann, Michael Meglin, Heinrich Gillung.

​

Em Rio das Antas - SC existia outra colônia estabelecida por alemães provindos da Pomerânia  e da Polônia. Entre os irmãos Eduard Wegner, de Rio das Antas e o irmão Adolf Weidmann, de Nova Esperança, havia uma assídua correspondência, dentro das limitações do lugar e da época. Após constantes convites do irmão Wegner, Weidmann iniciou sua viagem para Rio das Antas em 20 de fevereiro de 1929. Os cultos foram realizados na residência dos irmãos Friedrich Ziemer.  No domingo, 11 de março, realizaram um culto de ordenanças e 12 irmãos foram batizados.

​

Em 1940 os irmãos Weissburger mudaram para Rio das Antas, com o intuito de colaborar com a obra local, iniciando um trabalho com a Tipografia.

Primeiros Líderes em Rio das Antas: Edward Wegner, Julius Dräger, Friedrich Ziemer

​

Os anos passaram, novas famílias surgiram e os homens de Nova Esperança sentiram a necessidade de procurar mais terras para criarem melhores condições de vida. Nos arredores de Nova Esperança não havia possibilidade de expansão. Assim, várias famílias começaram a sair do estado de Santa Catarina, rumo ao Rio Grande do Sul. 

​

Os principais líderes que atuaram no início do trabalho em Santa Catarina: Adolf Weidmann, Gustav Weidmann, Michael Meglin, Heinrich Gillung, Edward Wegner, Julius Dräger, Friedrich Ziemer, Oma Adam, Guilhermina Ziemer, Josef Krebs, Salomon Weissburger, Heinrich Weissburger, Minna Finkbeiner, David Meier, Paul Hinz(pai), Arnold Schmidt, Arnold Kelbert, Ewald Henning, Paul Meglin, Harry Nowatzky.

​

E assim a igreja de Deus foi avançado por todo território nacional. 

​

​

logo sul sem nome (globo).png
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco

© 2021 Convenção Nacional das Igrejas de Deus
CNPJ: 76.709.831/0001-07

bottom of page